Panasonic lança a GF1

No último dia 2 de setembro, a Panasonic lançou a nova DMC-GF1, uma câmera que adota o formato Micro Four Thirds (ou m4/3) que deve atrair muitos fotógrafos para a marca. Depois do sucesso da LX3 – uma compacta que caiu nas graças dos que procuram uma câmera pequena e com muitos recursos -, a GF1 busca atrair pela qualidade de imagem superior, bastante semelhante a uma DSLR, num corpo bem “enxuto” (119mm x 71mm x 36mm, aproximadamente 285g).

Panasonic GF1

Panasonic GF1

Panasonic GF1

Panasonic GF1

O segredo foi acabar com o prisma e todo o mecanismo que caracteriza as DSLR’s e seus visores óticos; assim, foi possível aproximar o encaixe da lente ao sensor (aproximadamente 4x menor que o de uma câmera full frame, mas quase 7x maior que os sensores das compactas), e o resultado é uma câmera bem menor do que mesmo as menores DSLR’s.

Panasonic GF1

Panasonic GF1

Para manter o conjunto câmera/lente no menor tamanho possível, a Panasonic também promete lentes igualmente diminutas. A primeira delas já foi anunciada: é uma 20mm F1.7 (equivalente a 40mm no padrão 35mm), que atende bem os que gostam de uma distância focal “normal”.

Lente 20mm F1.7 pancake

Lente 20mm F1.7 pancake

Certamente, outros fabricantes adotarão o modelo ditado pelo padrão m4/3 (além da GF1, a Olympus lançou em junho a EP-1), o que é uma renovação mais que bem vinda à indústria.

Mais informações nos sites do DPReview ou DCResource.

Atualização: O preço estimado da câmera é de 1.000 dólares, aproximadamente. Isso lá fora, pode acrescentar pelo menos 100% nesse valor ao comprar aqui dentro, ou seja, algo ali perto dos R$3.500,00, R$4.000,00…

Anúncios

Uma resposta para “Panasonic lança a GF1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: