Terra Ronca – uma sugestão para o feriado

Tem feriado chegando em outubro e novembro, que beleza! Se você quer sair da cidade e ainda não tem rumo definido, fica aqui uma sugestão: Terra Ronca!

Localizada a cerca de 400km de Brasília, São Domingos abriga o Parque Estadual Terra Ronca, um local onde não faltam cavernas – e aventuras!

5kg de ahn?!

5kg de ahn?!

O caminho para São Domingos é bem tranquilo, tirando os últimos 50km, em que se encara uma estrada de terra, digamos, razoável. Uma dica: convença um amigo seu a irem no carro dele (foi o que fizeram comigo! :-p). Se você estiver com amigos, aí é que o tempo passa rápido mesmo (especialmente se vocês tiverem acabado de inventar uma música que será repetida a todo momento durante a viagem!).

Já na chegada, somos recebidos pela caverna Terra Ronca e uma das maiores bocas de caverna do mundo. Nada mal mesmo…

Caverna Terra Ronca I

Caverna Terra Ronca I

Ficamos hospedados na pousada São Mateus e só tivemos elogios a fazer. Os donos são hospitaleiros, a comida é muito boa e eles tem ótimos contatos: foram eles que nos ajudaram a alugar a toyota* – você vai precisar de um carro grande para chegar às cavernas – e a arranjar o nosso guia (Valdin, o cara!).

As principais atrações do local são as cavernas, então esteja preparado para caminhadas, escaladas e, eventualmente, algumas braçadas. Sim, porque algumas cavernas possuem rios e você provavelmente precisará atravessar alguns deles. Aliás, você deve fazer isso, provavelmente são as partes mais divertidas da viagem :-)

Os dias são bem cansativos, já que os passeios nas cavernas demoram várias horas. Mas as noites não ficam para trás e proporcionam ótimos momentos. O clima de cidade do interior dá o tom e os donos até nos incentivaram a fazer um churrasquinho. Assim, ao som de um bom violão, debaixo de um céu estrelado espetacular e entre várias brincadeiras, a noite rende… :-)

Marcos, defina "divertido"...

Marcos, defina "divertido"...

Valtin, o guia que é o cara!

Valdin, o guia que é o cara!

Se você souber nadar, é melhor. Em um momento, quase perdi todo o meu equipamento fotográfico fazendo essa travessia, tentando nadar e manter uma mochila de 5kg fora d’água. É mais difícil do que parece…

Ainda mais bonito ao vivo!

Ainda mais bonito ao vivo!

Enfim, Terra Ronca definitivamente merece uma visita em um feriado prolongado. Você pode até chegar lá se perguntando “o que eu vim fazer aqui?!”; se for o caso, alguns poucos dias te farão mudar essa dúvida por outra: “por que eu não vim aqui antes?!”

Caverna em Terra Ronca

Caverna em Terra Ronca

*juro que não me lembro agora o nome do dono da toyota, mas o camarada é uma figuraça**! Aliás, não sei o que era melhor, o dono ou a picape. Em um determinado momento, presenciamos o seguinte diálogo (o melhor da viagem!):

Nós: – Caramba, hoje tá calor, né?! (estávamos dentro da picape e os vidros estavam fechados; havia chovido mais cedo)

– Pois é. Eu até abriria a janela, mas é que esqueci o alicate…

(silêncio… pessoas se entreolhando atônitas… risadas contidas… risadas escancaradas… pessoas passando mal de tanto rir…)

Essa é Terra Ronca!

** Atualizado: o nome do motorista é Washitinho (diminutivo de Washington :-). Valeu por lembrar, Filps!

Terra Ronca

Terra Ronca

Anúncios

5 respostas para “Terra Ronca – uma sugestão para o feriado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: