E subjetividades…

(Continuação da postagem anterior)

————————————————————

Tão Perto, Tão Longe

Com essa imagem, procurei retratar uma separação. Obviamente, essas duas pessoas não formavam um casal, sequer se conheciam. Mas de meros transeuntes, tornaram-se manifestação de um sentimento que todos nós já experimentamos em algum momento.

O sentimento transmitido é real? Depende de como você definiria a realidade. Para os protagonistas, não havia qualquer sensação de melancolia, visto que apenas dirigiam-se aos seus trabalhos ou famílias, apenas continuavam suas vidas sem imaginar que, pelo simples fato de fazerem isso, formariam um ótimo assunto.

Pode-se retratar o mesmo assunto de diversas - e criativas - maneiras

Ou seja, sabemos que o assunto é de certa forma “artificial”, já que ele transmite sentimentos que não estavam presentes para os interlocutores.

Mas e para quem a observa? Pode-se dizer que a imagem tem força suficiente para transmitir o sentimento proposto? Para responder a essa pergunta, precisamos refletir sobre algumas questões: é possível perceber a tristeza na cena? O sentimento proposto é transmitido adequadamente? A comunicação é eficaz?

A pergunta, então, deixa de ser “a foto é ‘real’?”, no sentido mais documental do termo, no sentido de refletir precisamente o que se passava em um determinado momento. Será que é isso o mais importante em uma imagem? Provavelmente para jornalistas, cuja objetividade não deve ser questionada. Mas para a fotografia como arte, como expressão subjetiva do mundo interpretado pela lente do fotógrafo, defendo que a pergunta é irrelevante.

A foto deve ser, portanto, significativa para quem a observa, deve despertar sentimentos genuínos e manter o interesse do observador. Mais importante do que responder se “a foto é real?”, devemos nos atentar a responder: “A foto interessa/funciona?”.

Essa é apenas uma opinião. O que você acha? (comente! :-)

Olha o assunto aí de novo...

Olha o assunto aí de novo...

Anúncios

2 respostas para “E subjetividades…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: